Vida Familiar

17/06/2011 15:18

 

 1. Explicar os papéis do pai, irmã e irmão como aparecem na Bíblia e no Espírito de Profecia.

Quando Deus criou o homem viu que ele estava só e assim criou a mulher, para que juntos formassem uma família. A família é algo bonito e sagrado, nunca deve ser desfeita.

Pai - Geralmente o cabeça da casa, tem o dever financeiro do lar

Mãe - Deve cuidar do lar e da família em geral

Filho(a) - Obedecer os pais e sempre ajudá-los no que for possível

 

2. Qual é a diferença entre respeito próprio e orgulho? Escrever um parágrafo sobre alguma das coisas positivas em sua família. Inclua as coisas das quais você se orgulha, e as boas qualidades e realizações de sua família.

O respeito próprio consiste do sentimento de você se auto-admirar de forma humilde, sabendo de suas dificuldades e deficiências, mas lembrando de que você tem capacidade para ser uma grande pessoa.

O orgulho denota um sentimento muitas vezes negativo, de uma pessoa que se sente superior em determinadas ocasiões, atrapalhando no seu caráter. Mas pode ser um sentimento positivo se for tratado com moderação.

NOTA – Fale um pouco sobre o que sua família tem de bom, algo que pode ser motivo para você se orgulhar com moderação e converter isso em benefícios.

 

3. Em sua casa, fazer uma das coisas a seguir durante uma semana:

a. tirar o lixo

b. lavar a louça

c. lavar a roupa

d. tirar o pó e limpar/varrer o chão

NOTA – Pode parecer tarefa simples, mas exige responsabilidade e o trabalho deve ser feito com dedicação, ninguém gosta de viver com lixo, bichos, roupa suja ou ambiente com pó. Além de desagradável, pode causar doenças.

 

4. Demonstrar que você pode cuidar dos membros mais novos de sua família ou dos vizinhos durante pelo menos duas horas.

NOTA – Lembre-se que cuidar dos pequenos é uma tarefa de muita responsabilidade. Qualquer desatenção pode causar grandes problemas. Algumas crianças são muito arteiras e podem fazer estragos em poucos minutos de desatenção. Cuide bem dela e mostre responsabilidade.

 

5. Fazer uma lista de algumas coisas nas quais sua família gasta dinheiro. Explique sua responsabilidade nas finanças da família.

Alimentação, contas (luz, água, telefone), vestuário, entretenimento, transporte, estudo, etc. Todo integrante da família tem de ter consciência da situação financeira que a mesma possui, podendo gastar de acordo com sua renda.

 

6. Fazer uma lista de atividades familiares das quais você acha que sua família gostaria.

NOTA - Passeios ou viagens costumam ser muito legais para distrair e unir a família. Ir para parques, shoppings, visitar os parentes ou visitar lugares históricos podem estar em sua lista. Pode-se lembrar também de atividades feitas na sua própria casa, como ver filmes, festas surpresas, lembrar do passado através de fotos e filmagens de momentos agradáveis, etc.

 

7. Planejar e dirigir um culto familiar e fazer um relatório do mesmo.

NOTA - Um culto familiar deve conter alguns hinos de louvor, leitura da Bíblia, oração inicial e final. Você pode mostrar sua criatividade incluindo alguns itens neste meio, colocando pedidos de oração, uma dinâmica ou coisas que ajudem a deixar o culto agradável à família.

 

8. Saber o que fazer nas seguintes circunstâncias que podem envolver seu lar: acidente, incêndio, perda de um ente querido, crise financeira e tempestade.

* Acidentes - há diversos tipos de acidentes, para casos graves ligue 190, o telefone de urgência. Eles saberão prestar os melhores procedimentos.

* Incêndio - retirar todos da casa, chamar os bombeiros, não se preocupar com móveis e materiais. Andar abaixado é o melhor, pois a fumaça tende a subir. Não tente bancar o herói.

* Morte de ente querido - consolar os familiares e não entrar em desespero, manter a calma e ser consciente para ajudar. Chorar alivia a dor nestas horas, então não evite o choro apenas console.

* Crise financeira - ajudar a economizar e procurar meios de prover fundos para contribuir.

tempestades – desligar todos os aparelhos elétricos, não ficar exposto à chuva, ficar calmo e tranqüilo.

 

9. Planejar e dirigir um treinamento para casos de incêndio em sua casa.

NOTA – Coloque no seu programa, como abandonar a casa, como manter a calma, o que é relevante se fazer nesta situação, o que fazer em casos de intoxicação pelo gás carbônico, queimaduras leves ou graves, como não bancar o herói, como se desapegar de itens materiais, etc.

 

10. Mencionar cinco maneiras de demonstrar atenção ou interesse por seus vizinhos.

- SEMPRE cumprimentar seus vizinhos, com um sorriso de preferência, mesmo que não receba o mesmo em troca.

- Não ligar músicas em volume excessivo, nem alongar festas até altas horas da noite.

- Não suje a rua ou calçada alheia e tome cuidado para que seu cão faça o mesmo.

- Procure se interessar pelo que ele se interessa, puxando algumas conversas.

- Seja prestativo, oferecendo algumas coisas úteis.

 

11. Estudar as atividades recreacionais de sua família e explicar como podem ser melhoradas.

NOTA - A família necessita de lazer. É fundamental se planejar algumas saídas para parques, museus, restaurantes ou coisas do tipo. Dentre estas, as atividades recreativas se fazem de grande valia, seja criativo e deixe estas atividades interessantes.



Rádio Advai