Borboleta e Mariposas

17/06/2011 14:33

 

 1. Qual a diferença entre mariposas e borboletas?

A borboleta é diurna, e pousa com suas asas na posição vertical e nas antenas exibe "bolinhas" na extremidade. As mariposas são noturnas e pousam com suas asas na posição triangular como um telhado de uma casa.

 

2. Definir os seguintes termos: antena, casulo, pupa, larva e crisálida.

Antena – filamento na cabeça

Casulo – envólucro da larva da mariposa

Pupa – terceira fase do desenvolvimento da borboleta

Larva – é a lagarta lisa ou taturana cabeluda

Crisálida – o mesmo que pupa de um lepidóptero (mariposas e borboletas)

 

3. Distinguir as diferentes espécies de três casulos.

Casulo do bicho-da-seda – alongado, feita de seda enrolada.

Casulo de cosso – alongado, feito de madeira mastigada.

Casulo de aranha-de-jardim – arredondado, feito de teia e suspenso por fios da sua teia.

 

4. O que produz o pó colorido que gruda em suas mãos quando pega nas asas de uma borboleta? Examinar o pó de uma mariposa com lentes de aumento, e descrever suas descobertas.

O pó colorido das asas forma escamas e belos desenhos franjados nas asas.

 

5. Mencionar as mariposas nocivas: uma doméstica e três mariposas de árvores. Explicar em que estágio de suas vidas causam danos.

A mariposa-cigana (Lymantria dispar) é praga de plantações, a mariposa-do-café (Leucoptera coffela) causa ferrugem nas folhas do cafeeiro e a Mariposa Noctuideus coruquerê, mede um palmo e é prejudicial à lavoura. Elas causam danos na segunda fase da vida, quando larvas devoram as hortas e lavouras.

 

6. Que formosa borboleta segue os pássaros que migram para o sul no inverno, e volta ao norte outra vez na primavera (no hemisfério norte)?

Borboleta-Monarca.

 

7. Completar uma das seguintes tarefas:

a. Fazer uma coleção de 25 mariposas e borboletas, com não mais de dois espécimes de cada variedade. Espécimes deveriam ser anestesiados com carbono tetraclorídrico ou outra substância química, num vidro.

b. Identificar, em campo, depois desenhar ou fotografar 25 espécies de lepidópteros.

NOTA – Os candidatos que, por qualquer motivo, não queiram organizar mostruário de mariposas e borboletas podem substituí-lo por desenhos coloridos ou fotos coloridas, com as imagens na escala mais próxima do real.

 

8. Descrever a vida de uma mariposa ou borboleta. Que lição podemos aprender que tem a ver com a ressurreição dos justos?

O desenvolvimento biológico é dividido em: ovo, lagarta, crisálida e adulta. A lição é que a lagarta corruptível dorme por um pouco de tempo em crisálida e surge então uma borboleta perfeita.



Rádio Advai