Especialidade de Gatos

17/06/2011 14:15

 1. Qual é o nome científico do gato doméstico?

Felis catus

 

2. Como a estrutura da pata é semelhante em todos os felinos?

Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. As patas dos gatos são ‘fofinhas’, como se fossem almofadadas, e são também elásticas, por isso andam silenciosamente. As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.

 

3. De que maneira os olhos de todos os felinos são semelhantes?

Seus olhos são todos iguais nas estruturas, porém diferentes nas cores. As pupilas contraem com a presença da luz e se dilatam no escuro. Por isso conseguem enxergar muito bem na escuridão. É bastante útil para o caçador.

 

4. Qual é o principal alimento da família dos gatos? De que forma os dentes dos gatos estão preparados para isto?

Por ser um felino, faz parte dos carnívoros. Apesar de comer ração em casa, sua principal alimentação é a carne. Assim como todos os felinos, seus dentes são afiados especialmente para cortar a carne. Os seus dentes: os caninos são em forma de punhal e os molares em forma de serra. Quando o gato crava seus dentes caninos nas suas vítimas causa morte imediata.

 

5. Para que serve os bigodes dos gatos?

Radar e órgão de tato, a mesma função sensível da polpa dos dedos das mãos.

 

6. Como são protegidos os ouvidos dos gatos?

Suas orelhas são protegidas por pêlos contra o pó e insetos que poderiam, eventualmente, entrar. Sua audição é muito sensível.

 

7. Identificar, a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural, quatro tipos de gatos domésticos. Descrever o temperamento de cada um.

Siamês: pêlos cor de avelã, mais ou menos claro, as orelhas, a calda e a ponta das patas são mais escuras;

Persa: Patas curtas e largas, grande calda com penacho. Colarinho de pelos longos em volta do pescoço. É dócil, afetuoso e gosta de viver no conforto.

Europeu: Pode ser de várias cores: branco, vermelho, negros, perolados e pode ser encontrado em todos os lugares.

Comum: Tem o pelo cinza azulado e desde a ponta do nariz até os pés ele é negro, com os olhos amarelados ou alaranjados.

 

8. Qual o benefício, para o homem, dos gatos domésticos?

Eles ajudam a limpar a casa, exterminando os insetos, ratos e etc... Além de ser fiel, companheiro, muito atencioso, carinhoso e muito asseado.

 

9. Identificar a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural sete tipos de gatos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.

Leão, Guepardo e Leopardo – África

Puma, Onça, Jaguatirica, Gato-maracajá, Gato-do-mato – Américas

Tigre-siberiano, Caracal e Pantera Negra – Ásia

Lince e Puma – América do Norte

 

10. Que animal é conhecido como o rei dos animais? Por que recebe este título? Como é o seu temperamento?

Leão.

 

11. Contar a História de Androcles e o Leão.

Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Quando perseguido se escondeu em uma caverna. De repente ouviu um rugido assustador e se deu conta que ao seu lado estava um grande leão. Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido uma lasca de madeira que tinha ali enfiado. Androcles chegou perto do felino e tirou a farpa. O alívio do felídeo fez com que ficasse muito amigo de Androcles. Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cuja pessoas eram comidas por feras famintas. Quando Androcles estava no meio do Coliseu, soltaram a fera, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele. Então Androcles percebeu que o leão era aquele que ele tinha encontrado na caverna e que se tornara amigo. Androcles e o Leão foram poupados e soltos.

 

12. Contar quatro histórias da Bíblia nas quais um membro da família dos felinos é mencionado.

Daniel na cova dos leões (Daniel 6)

Quando Davi matou um leão (I Samuel 17:34)

Quando Sansão matou o leão (Juízes 14:1-20)

Profeta morto por leão (II Samuel 24:20)

 


Rádio Advai